Deep Dives

Update Deep Dive | Mater Dei

29/05/2024

Gostaríamos de compartilhar a mais recente atualização do Deep Dive da nossa tese de investimento em Mater Dei. Seguindo nosso rito habitual de atualizações, nessa nova versão, incluímos análise detalhadas do caso, com estudos proprietários sobre os últimos acontecimentos de cada empresa, incluindo as alterações em nossas projeções e nosso reunderwriting da tese.

Abaixo, destacamos os principais pontos abordados no relatório:

 

Desempenho Operacional:

No 1Q24 a Controladora, que inclui operações da grande BH e Salvador, apresentou um crescimento orgânico de receita de 22% YoY, impulsionado principalmente pelo ramp-up da unidade de Salvador e a expansão de leitos em Betim-Contagem. Em termos de rentabilidade, a Controladora teve um resultado positivo, com a margem EBITDA do trimestre de 28,9%, 20bps acima do 1Q23 e 300bps acima do 4Q23.

As Controladas, que contemplam os hospitais adquiridos pela Mater Dei, tiveram um crescimento orgânico de apenas 7,5% no período, impactadas pela menor abertura de leitos e reajustes de tickets nas diversas unidades.
Em termos de rentabilidade, observamos uma deterioração das margens bruta e EBITDA ao longo de 2023, com leve recuperação apresentada no 1Q24.

No consolidado, ainda enxergamos um resultado pressionado no 1Q24, mas com uma perspectiva melhor do que a apresentada no 4Q23.

Principais Movimentações:

- Estreitamento dos laços com o Bradesco Saúde, resultando em novos credenciamentos e uma joint venture para a construção de um hospital na Zona Norte de São Paulo.
- A unidade de Salvador atingiu o breakeven operacional no 3T23, com expectativas de margem EBITDA double digit até o final de 2024.
- Anúncio do plano de sucessão da família Salvador, com José Henrique Salvador assumindo o cargo de CEO da companhia.

Revisão de Projeções:

- Em relação ao update de maio de 2023, temos redução nas expectativas de receita e EBITDA para 2024 devido ao crescimento mais lento na abertura de leitos e reajustes de ticket médio nas operações adquiridas.
- Revisão das margens brutas das operações adquiridas e, em menor escala, das unidades da Controladora, refletindo os desafios enfrentados ao longo de 2023.

Nossa Visão:

Continuamos com a visão de que a Mater Dei é uma rede hospitalar de qualidade e com acionistas com visão de longíssimo prazo. No entanto, realizamos uma revisão importante nas expectativas de earnings para os próximos anos, refletindo a performance recente apresentada pela companhia. Mesmo assim, permanecemos na base de investidores, entendendo que a revisão de expectativas foi mais do que refletida em preço. Projetamos uma TIR potencial superior a 35% a.a. nos próximos anos.

Esperamos que esta atualização forneça uma visão clara do desempenho e das perspectivas do Mater Dei. Para mais detalhes, consulte o relatório completo em anexo.

Para acessar os relatórios na íntegra,
basta clicar nos links abaixo:

Update Deep Dive | Mater Dei

Confira outros insights

Relatórios Trimestrais

Relatório Trimestral: 2º Trimestre de 2024

10/07/2024
Leia Mais
Deep Dives

Update Deep Dive | Mater Dei

29/05/2024
Leia Mais
Deep Dives

Update Deep Dive | Eletromidia

28/05/2024
Leia Mais
Deep Dives

Update Deep Dive | Orizon

27/05/2024
Leia Mais

Nossa newsletter

Faça seu cadastro em nosso mailing mensal